Quem Somos

Fundado em 1973, a SCA atua com assessoria jurídica corporativa desde sua fundação. No comando do nosso escritório, os sócios Marcelo Scalzilli e Verônica Althaus lideram um experiente time de especialistas que oferece um atendimento multidisciplinar e integrado nas mais diversas áreas do Direito, organizadas em três grandes frentes: assessoria jurídica corporativa, contencioso corporativo e reestruturação empresarial.

Acreditamos fortemente no poder que o conhecimento oferece quando associado a uma advocacia moderna e arrojada que busca encontrar novos caminhos e soluções. Somos incansáveis na construção de estratégias que zelem pelos interesses de nossos clientes, partindo de um atendimento altamente diferenciado.

Estamos próximos para entender o seu negócio com a clareza e a experiência de quem também é dono. Os desafios dos nossos clientes passam a ser os nossos também. Foco no resultado, busca pela excelência e respeito nas relações são a base de nossa atuação, cada vez mais sólida e dinâmica, conectada às constantes transformações do mundo empresarial e jurídico.

Missão

Zelar pelos clientes com a força do conhecimento e da experiência.

Valores

Atender bem é o nosso mantra: o atendimento próximo, ágil e dedicado é nosso maior ativo e fator de diferenciação. Somos incansáveis: perseguimos a melhor solução para nossos clientes. Conhecimento e inovação andam juntos: acreditamos que o domínio do saber é a base para a renovação. Acreditamos no crescimento conjunto: oferecemos um ambiente de aprendizado e de estímulo ao autodesenvolvimento. Estabelecemos relações de respeito e confiança: nosso negócio é baseado no sucesso das relações entre as pessoas dentro e fora da organização.

Sócios

Marcelo Nedel Scalzilli

Sócio

OAB/RS: 45.861

Marcelo direcionou sua carreira desde muito jovem ao Direito do Trabalho e foi responsável pela estruturação da área trabalhista do escritório. Formado em Direito pela PUCRS e com atuação de mais de 20 anos, tem no currículo importantes vitórias para grandes players nacionais e multinacionais do segmento imobiliário, alimentício e da agroindústria. Sua atuação se estende à gestão de RH, mediação de conflitos com sindicatos, Delegacias Regionais do Trabalho e Ministério Público do Trabalho.

Preza pelo entendimento profundo do negócio do cliente e por um relacionamento próximo e de parceria, características que lhe renderam dois reconhecimentos ‘Gold Medal’ pela matriz da gigante multinacional do setor de alimentos. Permanece à frente da área trabalhista, coordenando uma equipe de diversos especialistas.

Verônica Althaus

Sócia e Diretora Geral

OAB/RS: 51.150

Especialista em Direito Empresarial e Recuperação de Empresas com mais de 15 anos de atuação, Verônica está à frente da gestão do escritório. Formada em Direito pela PUCRS e pós-graduada em Direito Empresarial, começou a carreira no jurídico de uma grande seguradora, onde liderou o processo de liquidação da empresa, iniciando sua jornada de especialização na área de gestão de crise e recuperação judicial.

Foi responsável pelo contundente processo de expansão do escritório para o mercado nacional nos últimos anos e pela consolidação da oferta multidisciplinar da Scalzilli Althaus. Permanece atuante na operação como estrategista na construção das melhores soluções para os clientes, em especial em demandas envolvendo processos societários, de reestruturação e fusões e aquisições. Atua como membro dos conselhos de gestão de crise nos clientes atendidos pelo escritório.

Ingrid Nedel Spohr

Sócia

OAB/RS: 68.625

Especialista em Direito Imobiliário e de Família, é formada em Direito pela PUCRS e pós-graduanda em Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito. Atua há mais de 10 anos com foco em família, imobiliário, contratos e responsabilidade civil.

Foi, durante anos, membro da AGADIE e da Comissão de Arbitragem da OAB/RS. É palestrante na área imobiliária e também ministra seminários, workshops e treinamentos in company. Preza pela disponibilidade total ao cliente e pela incansável busca pela melhor solução. Atua na coordenação da área Empresarial do escritório, sendo sua trajetória marcada por importantes decisões no segmento imobiliário, principalmente no atendimento às imobiliárias e construtoras.

Nosso Jeito de Atender

Multidisciplinar

Nossa equipe possui especialistas com sólida e extensa formação e relevante experiência em suas áreas de atuação. Além disso, trabalha em formato de complementaridade, garantindo uma gestão holística de todas as esferas jurídicas para cada caso.

Presença dos sócios

Nossos sócios atuam diretamente na operação do escritório e no atendimento aos nossos clientes, garantindo uma entrega de elevado impacto estratégico e senioridade.

Atuação em todo Brasil

Oferecemos atendimento em todo Brasil com a excelência que distingue nosso trabalho. Contamos com apurado corpo de profissionais geridos de forma centralizada e que dispõe de grande capilaridade para defender os interesses de nossos clientes em qualquer parte do país, garantindo agilidade e segurança.

Gestão e Controle

O escritório conta com um processo de atendimento estruturado para garantir segurança, qualidade e proximidade. Atuando de maneira independente das equipes jurídicas, contamos com uma Controladoria que analisa os resultados atingidos pela equipe jurídica, o controle dos procedimentos internos, a implementação de novas ferramentas de gestão e o desempenho em relação às metas estabelecidas. Tudo para oferecer qualidade de atendimento e uma gestão jurídica cada vez mais especializada. A Controladoria é um canal de comunicação aberto aos nossos clientes.

Advocacia in company

Para clientes com grande volume de demandas e que precisam de agilidade e atendimento em tempo real, oferecemos a modalidade de advocacia in company, na qual os advogados atuam alocados dentro da própria empresa. Este modelo viabiliza a vivência com os desafios e as dificuldades da operação, permitindo o fortalecimento pessoal, os ajustes nas estruturas e ferramentas de trabalho e a uniformização de culturas.

Conselho Jurídico

É o conhecimento jurídico funcionando como ferramenta de gestão. De acordo com a demanda do cliente, nos propomos a realizar reuniões periódicas aproximando o corpo decisivo da empresa com as áreas jurídicas envolvidas, sempre mantendo o foco preventivo e consultivo voltado a agregar segurança e proteção ao negócio.

Acompanhamento dos processos online de forma simultânea

As informações sobre a evolução de processos administrativos e judiciais são consolidadas em um relatório completo, de fácil entendimento e leitura, enviado a cada 45 dias para nossos clientes. Além disso, contamos com o CPJ-WEB, uma ferramenta que disponibiliza as informações processuais em tempo real para o acompanhamento global dos processos e o status diário do andamento de cada ação judicial. O acesso é feito por meio de senha individual, visando sempre a segurança das informações.

Análise Jurídico Financeira

É um trabalho que tem como objetivo analisar todos os processos existentes que envolvam a empresa, verificando valores, bens e ativos. Desta forma, é possível constatar o grau de risco sob o aspecto jurídico e financeiro, informações que servem para provisionamento de recursos para exercício futuro, bem como no auxílio para a tomada de decisões estratégicas.

Conhecimento específico do segmento

Realizamos periodicamente imersões em áreas estratégicas do cliente para conhecimento aprofundado do negócio. Desenvolvemos rotinas de acompanhamento de informações relativas ao segmento em que o cliente está inserido, a fim de estarmos sempre atualizados sobre a aplicabilidade da melhor prática jurídica.

Nosso Jeito de Fazer

Práticas de Governança

Atuamos alinhados às mais conceituadas e modernas práticas de gestão empresarial com processos e políticas estruturados para garantir profissionalismo, organização e excelência no atendimento de nossos clientes.

Compliance

Contamos com uma rigorosa política de compliance que tem por objetivo fortalecer os princípios éticos e de integridade na nossa prestação de serviços. A política orienta nossos profissionais e colaboradores quanto aos controles internos, parâmetros e padrões éticos, transparência e eficiência na operação jurídica.

Sustentabilidade

Sempre atentos às constantes pesquisas que envolvem a proteção ao meio ambiente, promovemos, em nossa rotina, ações de responsabilidade socioambientais com o intuito de desenvolver a conscientização e o engajamento entre os nossos profissionais. Nossas atitudes buscam, de uma forma global, fortalecer a comunicação e a cooperação com a comunidade em que estamos inseridos.

Educação e Desenvolvimento

Investimos no desenvolvimento do nosso time por meio da troca de conhecimento e do reconhecimento. Dentro desta visão, mantemos diversos programas com foco na excelência do time. Por meio da Universidade Corporativa Scalzilli Althaus, oferecemos periodicamente treinamentos de aprimoramento para a equipe nas mais diversas áreas do Direito. O programa Milhas do Conhecimento visa estimular a busca e a disseminação do conhecimento entre as equipes de advogados, clientes e o mercado em geral. Pelo programa, são premiados os advogados que mais se destacam na produção de conteúdo qualificado sobre sua área de especialidade. Com o Ciclo de Trocas, promovemos o compartilhamento de conhecimento e de experiências entre as equipes de forma constante. Ainda contamos com auditório na sede para realização de todas as atividades de desenvolvimento.

Reconhecimentos

Análise Advocacia 500

A Scalzilli Althaus está entre os escritórios mais admirados do país, de acordo com a edição de 2017 da revista Análise Advocacia 500.

O escritório ocupa o primeiro lugar entre os abrangentes mais admirados do Brasil pelo setor de máquinas e equipamentos. Em abrangência geral, está na segunda colocação no Rio Grande do Sul.

  • 1º lugar – Escritório mais admirado do Brasil setor de máquinas e equipamentos.
  • Segunda colocação em abrangência geral entre os escritórios mais admirados do Rio Grande do Sul
selos500
Leaders League 2018

Scalzilli Althaus está entre os melhores escritórios de advocacia do Brasil em Recuperação Judicial e Extrajudicial, de acordo com o guia “Transactions & Deals: International Corporate Finance”, do diretório de classificação francesa Leaders League. O escritório é um dos sete na categoria “Área de qualidade” do ranking 2018.

SeloRanking2018
Marcas de Quem Decide

2019: Pelo terceiro ano seguido, fomos destaque no Marcas de Quem Decide. Mais uma vez, fomos Líder na Preferência e o 2ª mais Lembrada pelos gaúchos, na categoria Escritório Jurídico. O evento que celebrou as marcas gaúchas, aconteceu no Teatro do Sesi – Centro de Eventos da Fiergs.

2020: Pelo quarto ano consecutivo, a SCA esteve presente na pesquisa Marcas de Quem decide. Na edição de 2020, ocupa a posição de liderança entre os escritórios jurídicos mais lembrados por empresários, gestores e altos executivos do RS. O evento que celebrou as marcas gaúchas, aconteceu no dia 10.03.2020, no Teatro do SESI – Centro de Eventos da Fiergs.

2021: Marcas de Quem Decide: 2º marca mais lembrada e a 3º na preferência dos gaúchos.

2022: Scalzilli Althaus é o escritório mais Lembrado e o 1º na Preferência dos gaúchos.

O escritório marca presença na premiação do Marcas de Quem Decide desde 2017. Este reconhecimento é fruto da qualidade e comprometimento do trabalho que é desenvolvido pelo nosso time. O nosso muito obrigada a cada um que contribui ano a ano para esta conquista!

2023: Pelo sétimo ano consecutivo, o SCA – Scalzilli Althaus Advogados está entre os escritórios que figuram entre os preferidos e mais lembrados pelos gaúchos, de acordo com a edição 2023 da pesquisa Marcas de Quem Decide.

“Estar, mais uma vez, nesse ranking tão relevante no RS nos orgulha muito e nos motiva a seguir adiante e aprimorar nosso trabalho. Esse reconhecimento tem um valor especial no ano em que completamos 50 anos de atuação”, avalia a diretora geral Verônica Althaus. “Nossa presença constante no Marcas de Quem Decide confirma a excelência do trabalho da nossa equipe. Somos muito gratos aos clientes e parceiros por confiarem na nossa expertise”, complementa.

The Legal 500

Mais uma vez, a Scalzilli Althaus está presente em uma das listas mais importantes do meio jurídico. Pelo terceiro ano seguido, o escritório aparece no ranking da edição Latin América do The Legal 500, que analisa bancas de advocacia de todo o mundo. O levantamento se baseia em indicações de clientes e do mercado, avaliando critérios como profundidade e experiência das equipes, feedbacks recebidos, inovação e trabalhos realizados. A Scalzilli Althaus figura no ranking nacional de Reestruturação de empresas, além de destaque nas áreas Trabalhista e Resolução de Litígios, entre os escritórios de Porto Alegre.

 

2023: Scalzilli Althaus está no ranking The Legal 500

“Nos sentimos muito honrados em ser reconhecidos, em mais um ano, por um ranking tão importante para o mercado jurídico internacional. Conquistar essas posições reafirma a excelência do nosso trabalho e dos profissionais que estão conosco”, destaca Verônica Althaus, advogada e diretora-geral do escritório.

Na categoria Labour, o escritório foi destacado pela experiência no setor imobiliário, com competência para assessorar em notificações da Secretaria Regional do Trabalho e ações judiciais do Ministério Público do Trabalho, bem como em negociações sindicais — liderado pelo advogado Marcelo Scalzilli.

Já na categoria Dispute Resolution, foi destacado por lidar com uma variedade de demandas, incluindo disputas de consumo, reclamações relacionadas a imóveis, ações contratuais e casos de responsabilidade civil. A recuperação de crédito é outra área de atuação fundamental da prática liderada por Ingrid Nedel Spohr e Veronica Althaus.

the-legal-500 (1)