Procon recomenda cuidado nas compras pela internet

Com a aproximação das festas de final de ano o Procon recomenda cuidado nas compras pela internet. A maior recomendação é fazer uma pesquisa no cadastro dos órgãos de defesa do consumidor, a fim de certificar-se do endereço físico do vendedor, saber dos procedimentos para reclamações ou devolução do produto e verificar medidas que garantam a privacidade e segurança do usuário.

O órgão registrou, no ano de 2010, 1.036 queixas no atendimento do comércio virtual. Em 2011 já foram 844 reclamações. Na última semana, conforme divulgação do Procon de São Paulo, foi informado aos consumidores da possibilidade de suspensão dos sites Americanas.com e Submarino por 72 horas, por não entregarem os produtos aos consumidores no prazo estipulado.

Os atrasos aumentaram em 146% num comparativo ao segundo semestre de 2010. No Rio Grande do Sul, atrasos representam apenas 3% das reclamações direcionadas ao órgão. Ainda assim, o diretor do Procon de Porto Alegre recomenda que as compras sejam feitas com antecedência e, em relação ao Natal, especificamente, se dêem até 24 de novembro, ou seja, com 30 dias de antecedência para garantia da entrega. Toda cautela na hora da compra, portanto, pode prevenir desgastes desnecessários num período onde grande parcela da população não mede esforços na aquisição de produtos e o comércio virtual torna-se cada vez popular.

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