O interesse da Colômbia no Mercado de TI Brasileiro

Com visão estratégica de mercado, a Colômbia está de olho nas empresas brasileiras de TI. O país oferta impostos baixos, legislação trabalhista e sistema judiciário estáveis, mão de obra abundante e qualificada, mercado local ávido e facilidade de negociação com o exterior.

Através do evento da Proexport Colômbia realizado em Porto Alegre, onde as empresas de TI são o foco, e foram em grande maioria ao evento, o país teve a oportunidade de demonstrar os incentivos que tem para oferecer aos interessados a empreender no seu país.
O interesse em atrair empresas brasileiras para o país é claro, evidenciando inclusive a intenção de fomentar a política de desemprego. Exemplificam o sucesso de investimentos como a Totvs, Stefanini e Processor, além de multinacionais, como Microsoft e Indra, onde se deram muito bem investindo no país.

Os dados são realmente impressionantes e tentadores para quem procura expandir em um novo mercado. Com um PIB que cresceu 5,7% em 2011 – enquanto o do Brasil cresceu 2,7% -, a Colômbia acena para os estrangeiros com incentivos como o corte de 33% para 15% no Imposto de Renda nas Zonas Francas, além de tratados de livre comércio com 11 países o que, em breve irá aumentar para 12, quando um tratado será assinado com os Estados Unidos.

Além disso, a Colômbia presta isenção ou abatimento de impostos nas negociações com Canadá, México, Chile, Suíça, membros do Mercosul e outros países. Chegam a fazer menção inclusive ao idioma, que seria o espanhol mais compreensível da América do Sul.
O mercado brasileiro de tecnologia da informação cresceu mais de 10% do mercado brasileiro no ano de 2012, sendo que analistas preveem que este crescimento vai continuar em grande alta pelo menos pelos próximos dois anos, em função das condições favoráveis do nosso país. Foi constatado que no Brasil o consumidor final está mudando de classe e comprando mais tecnologia. O crescimento da economia local também fez com que as pequenas e médias empresas buscassem soluções tecnológicas para melhorar a gestão de suas operações, gerando mais pedidos para as indústrias de TI.

Podemos observar que o mercado de TI brasileiro está indo muito bem e com alto crescimento, tanto de investimento em novas tecnologias, como pela procura dos produtos, mas ao mesmo tempo, para aquela empresa que já investiu no Brasil e tende a expandir para um mercado exterior, a Colômbia está oferecendo grandes atrativos, fazendo com que o país seja visto como destino favorável a novos investimentos.

Tags: