Crescem as importações por e-commerce no Brasil

A importação de produtos estrangeiros via comércio eletrônico (e-commerce) vem crescendo de modo surpreendente no Brasil. No ano de 2013, a estimativa é superar R$2,5 bilhões de reais, o que representa um crescimento de mais de 50% em relação ao ano de 2012.

Segundo os consumidores, a economia feita ao adquirir peças, principalmente de vestuário e cosméticos, que são as mais procuradas, via e-commerce, de lojas de fora do país, é absurda. Os valores dos produtos são muito mais acessíveis do que no Brasil, sendo que a diferença, muitas vezes, chega a 200%.

A empresa GS&ECOMM, que realiza pesquisas no setor, afirma que “também são adquiridos muitos aparelhos eletrônicos”, e que “mesmo tendo de pagar o imposto de importação ainda se trata de negócio vantajoso”.

Outra incentivadora do e-commerce é a certeza da entrega. O aumento da segurança, que ganhou espaço frente ao medo que o consumidor tinha de não receber o produto, faz com que este saiba que, se não recebê-lo conforme a compra, existe a possibilidade de ser ressarcido, ainda que a espera seja longa.

A China está hoje entre os favoritos dos brasileiros, mas o movimento via e-commerce ainda não preocupa lojistas nacionais, na medida em que acreditam que se trata de um público específico que se utiliza deste formato, e que isso não afetará, por enquanto, as vendas no comércio nacional.

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