30 maio Coordenador tributário palestra na Feira Brasileira de Varejo
A atuação estratégica do advogado no varejo pode ser o diferencial para a retomada da estabilidade da empresa no atual momento de crise. O assunto foi tratado nesta segunda-feira (28), pelo coordenador da área Tributária, Societária e Compliance da Scalzilli Althaus, Maurício André Gonçalves, durante palestra na Feira Brasileira de Varejo. O evento, que acontece na Fiergs de 28 a 30 de maio, reúne fornecedores, lojistas e empresas com soluções de tecnologia, gestão, segurança e marketing.
O advogado citou iniciativas que podem contribuir para prever situações de desgaste. Boas práticas de governança, ferramentas de gestão e de compliance, além do estabelecimento de métricas, uso de cartilhas simplificadas e checklists são algumas das iniciativas sugeridas. “A expertise jurídica do advogado aliada ao conhecimento de toda a empresa identifica situações que podem impactar o negócio. Pensar estrategicamente a gestão é a maneira mais eficaz de mitigar problemas”, observou.
Para o coordenador, entre as funções do advogado moderno estão entender o dinamismo do varejo e fazer um diagnóstico preciso do que mais atinge, tanto negativa como positivamente, a empresa. “Aquele profissional que atua apenas nos fóruns e tribunais está ultrapassado. As ferramentas de gestão e de tecnologia proporcionam outro tipo de abordagem: a preventiva”, explicou.
Maurício destaca a importância de análises prévias, contemplando as ações judiciais mais comuns contra a empresa e o grau de aderência às questões trabalhistas, ao código do consumidor e à legislação tributária. “Devemos estar ao lado da criatividade e da inovação, de forma a termos um papel estratégico de mudança dentro da empresa”, propôs.
Coordenador da área Tributária, Societária e Compliance