A gestão do ciclo de vida dos contratos

Os contratos nascem antes do ato de assinatura e se desenvolvem por períodos determinados, com possibilidade de renovação, ou por períodos indeterminados, sendo que durante sua vigência são essenciais para a consolidação de relações jurídicas empresariais eficazes.

Os gestores jurídicos, por sua vez, são responsáveis pela redação e consistência legal dos contratos e acompanham a execução dos atos posteriores.

Esta gestão, especialmente quando diante de um grande volume de contratos, é uma tarefa que demanda dos gestores muito tempo e dedicação, devido a enorme quantidade de cláusulas contratuais, obrigações e deveres, prazos, pagamentos, entre outros fatores a serem controlados.

Para atender a necessidade de um gerenciamento eficaz de contratos, hoje no mercado existe um processo de trabalho chamado CLM (Contract Lifecycle Management) ou Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos, que visa padronizar e facilitar a gestão dos contratos desde a criação até o seu encerramento.

Através do processo de trabalho denominado Gestão do Ciclo de Vida do Contrato, é possível controlar todos os eventos dos contratos, desde as tratativas pré contratuais, passando pela elaboração da minuta contratual, a formalização, o armazenamento das informações e dos documentos digitalizados, o gerenciamento de obrigações, o gerenciamento da documentação, o gerenciamento de datas e prazos e o cumprimento de normas e diretrizes da empresa, até atingir a prestação de contas final e eventual distrato ou rescisão.

Esta gestão, como não poderia deixar de ser, visa aumentar a eficácia e lucratividade do contrato,por meio de contínua melhoria da qualidade e produtividade, identificando os pontos negativos  antes de que tragam problemas e atuando de forma à solucioná-los, mantendo a relação das partes sempre oxigenada.

Tags: