13 mar A força das redes profissionais
Com o aumento da expectativa de vida, a maioria das pessoas vai manter-se no mercado de trabalho até os 70 anos, o que já está transformando a maneira de como trabalhamos, com quem trabalhamos e onde trabalhamos.
Os profissionais do futuro, assim como as empresas do futuro, deverão estar altamente conectados, não importando a ocupação ou o ramo de atuação, como uma grande rede social, em que a conexão dos profissionais envolvidos impulsionará o trabalho de uma ponta a outra.
Dentro deste contexto, a aquisição de conhecimento do mercado de atuação em conjunto será o sustentáculo para qualquer negócio que vislumbre o crescimento.
Nos dias atuais não existe mais espaço para um bom generalista, aquele profissional que entende de tudo um pouco e não sabe muito de nada. O mercado de trabalho competitivo exige cada vez mais a especialização em áreas específicas e devido a isso o meio profissional tende cada vez mais a funcionar como as redes sociais.
A formação de uma teia de contatos oferece a oportunidade da troca de conhecimento e informações, pois concentrar em uma empresa alto número de especialistas inviabilizaria a operação. Assim, consultar um profissional parte da rede será mais vantajoso para todas as partes.
Através da rede profissional todos os envolvidos crescem, sendo destaque aqueles grupos que cultivarem bons contatos ao longo da carreia profissional.