07 maio Setor produtivo de Pernambuco defende propostas para evitar falência de usinas
O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco (Sindcape), Gerson Carneiro Leão, defendeu que as usinas em dificuldade financeira sejam administradas por cooperativas de pequenos produtores para evitar que as indústrias entrem em processo de falência. Ele discutiu o tema nesta quinta-feira, 3 de abril, em audiência com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Torna-se preocupante a situação vivida pela Usina Catende, uma das mais antigas do Estado, localizada a 142 quilômetros da capital Recife. A empresa, que se encontra em processo de falência, está com leilão marcado para o final do mês.
Segundo Carneiro Leão, a idéia é aplicar experiências bem sucedidas de outras regiões onde as usinas são administradas por cooperativas de produtores. Ele citou como exemplo o caso da Usina Pindorama, em Alagoas, administrada pela cooperativa agroindustrial que leva o mesmo nome, e que tem mais de 1,1 associados. É a maior cooperativa agroindustrial do Nordeste, existente há mais de 55 anos e que ocupa uma área de 32 mil hectares, abrangendo os municípios de Penedo, Coruripe e Feliz Deserto. A empresa produz diariamente 10 mil sacas de açúcar e 350 mil litros de etanol, além de produtos derivados de outras atividades, como fruticultura, pecuária de leite e produção de coco. Na semana passada, integrantes da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA estiveram em Pindorama para conhecer seu modelo de gestão para discutir a possibilidade de aplicá-lo em outras usinas.
“O exemplo de Pindorama pode ser perfeitamente adaptado à Usina de Catende e a outras usinas. É uma iniciativa que pode ajudar tanto as indústrias, que poderão se recuperar financeiramente, e os pequenos fornecedores, que muitas vezes não têm para quem vender a cana”, afirmou Leão, ao argumentar a viabilidade da proposta, apoiada pelo governador. Ele explica que, com a medida, o setor produtivo quer evitar o fechamento das usinas de pequeno porte. O presidente do Sindicape informou que uma comissão formada por representantes dos produtores de cana de Pernambuco e Alagoas visitará a usina de Catende na próxima segunda-feira (7/5) para saber mais sobre a situação econômica da empresa e para discutir a possibilidade da cooperativa de produtores da região administrar a indústria para evitar sua falência.
Além de Gerson Carneiro Leão, estiveram na audiência com o governador os deputados estaduais Aluísio Lessa (PSB) e Waldemar Borges (PSB), e o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade. Eles voltam a discutir o tema, também na próxima segunda-feira, com os secretários de Estado da Agricultura, Ranilson Ramos, e de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio.