Índice de falência de empresas tem alta no 1º semestre do ano

As micro e pequenas empresas apresentaram um maior número de pedidos de falência nos primeiros seis meses de 2012. Somente para essa categoria foram 529 solicitações segundo dados divulgados pela Serasa. De janeiro a junho de 2012, registrou-se 975 pedidos de falência, o que corresponde a uma alta de 11,2% relativamente ao mesmo período de 2011.

Segundo Dora Ramos, especialista contábil há mais de 20 anos e diretora da Fharos, a receita e os custos devem ser muito bem controlados para evitar quebras. “Principalmente nos primeiros anos de abertura, deve-se ter uma administração muito precisa, pois qualquer deslize pode levar ao fechamento das portas”, explica.

As informações ainda apontam que 286 dos pedidos foram feitos pelas instituições de médio porte e 160 pelas grandes. “A falência das médias e grandes empresas pode decorrer pelo acúmulo de financiamentos e capital de giro. Nestes casos, o primeiro passo para não deixar o empreendimento fracassar é reconhecer a situação de alerta antes que ela tome proporções maiores”, finaliza.