Economia da China cresceu 6,9% em 2015

PEQUIM – A expansão da economia em 2015 foi de 6,9%, quase em linha com a meta do governo de em torno de 7%, mas foi a menor taxa de crescimento em um quarto de século. Economistas projetavam uma crescimento de 6,9%.

A economia da China cresceu 6,8% no quarto trimestre fente ao mesmo período do ano anterior, em linha com as expectativas e a sua menor taxa desde a crise financeira global, aumentando a pressão sobre Pequim para que aplique mais medidas de estímulo diante dos temores de uma desaceleração mais aguda.

Analistas consultados pela Reuters haviam estimado que o Produto Interno Bruto (PIB) da segunda maior economia mundial cresceria a uma taxa de 6,8% no quarto trimestre, uma desaceleração frente ao 6,9% do terceiro trimestre. Sobre uma base de comparação trimestral, a expansão foi de 1,6%, disse o Escritório Nacional de Estatísticas em entrevista coletiva nesta terça-feira, número inferior às expectativas dos analistas consultados na pesquisa da Reuters. Economistas esperavam um crescimento de 1,7% em relação ao terceiro trimestre, o que se compara com a cifra revisada de 1,8% no período anterior.

A China, que foi um importante motor do crescimento global nos últimos anos, agora atravessa uma prolongada desaceleração, pressionada por fracas exportações, um excesso de capacidade industrial, um fraco mercado imobiliário, altos níveis de dívida, um esfriamento dos investimentos e uma campanha do governo contra a corrupção.

Alguns especialistas do mercado creem que o níveis de crescimento real poderiam ser mais fracos do que sugeriam os números oficiais.