União do PIS-Cofins: aumento disfarçado

A Associação de Promotores do Alqueva (APA), que representa vários investimentos no setor do Turismo ligados à albufeira, considerou esta quarta-feira que «o contratempo com o projeto» liderado por José Roquette «não põe em causa» aquele destino turístico.

«Este contratempo, apesar de ser obviamente importante e que esperamos que tenha a melhor resolução, não põe em causa o destino turístico do Alqueva», argumentou à Agência Lusa José António Uva, da APA.

Esta associação engloba os promotores dos projetos do Roncão d¿el Rei, Herdade do Barrocal, Herdade do Mercador, Fortaleza de Juromenha, Quinta da Sanfana e Marina da Amieira, abrangendo quatro concelhos do distrito de Évora (Reguengos de Monsaraz, Mourão, Portel e Alandroal).

Em informação enviada à Agência Lusa, a Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), liderada por Roquette e promotora do projeto Roncão d¿El Rei, revelou que as suas empresas se «apresentaram, na terça-feira, a Processo Especial de Insolvência».

Contactado hoje pela Lusa, o representante da APA, José António Uva, escusou-se a comentar o caso concreto da SAIP, mas defendeu as potencialidades turísticas do Alqueva.

«O potencial turístico do Alentejo e do Alqueva, e aquilo que se tem feito, não é posto em causa quando há um contratempo com um projeto», insistiu, frisando que o pedido de insolvência da SAIP «diz respeito exclusivamente à empresa».

O Roncão d¿El Rei ¿ antigo Parque Alqueva -, num investimento de quase mil milhões de euros, a concretizar em várias décadas, tem a classificação de Projeto de Interesse Estratégico Nacional, atribuída pelo atual Governo.

Até ao momento, era o único empreendimento, do lote de projetos turísticos previstos para a zona do Alqueva, que já tinha avançado para obras, com a construção do campo de golfe, uma das valências da primeira fase.

Esta «paragem», segundo a empresa liderada por Roquette, implica «o fim do projeto âncora do destino turístico do Alqueva» e «a perda de cerca de 200 empregos diretos e 300 indiretos, que seriam criados só nesta primeira fase».

Aldeamentos turísticos, hotéis, campos de golfe e de férias, unidades de saúde, agricultura biológica e centros equestre, de conferências e de desportos náuticos eram algumas das valências contempladas no Roncão d¿El Rei, que previa gerar, ao longo de várias décadas, vários milhares de postos de trabalho, diretos e indiretos.