Tribunal economiza cerca de R$ 43,5 mil por ano com legislação eletrônica

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) contabiliza a economia de R$ 43,5 mil por ano com a implantação do Sistema Eletrônico de Sessão de Julgamento (eSSJ). O sistema permite o acesso digital das legislações utilizadas nas sessões de julgamento do Órgão Especial e pode ser utilizado também pelas Câmaras Cíveis e Criminais, que compõem a 2ª instância.

A ferramenta, implantada em novembro do ano passado, oferece a visualização da legislação de modo eletrônico, em substituição ao material de consulta impresso, como códigos e livros, utilizado anteriormente nas sessões do Órgão Especial e das Câmaras do TJRJ. Com isso, o eSSJ auxilia o magistrado na prestação jurisdicional e contribui para a economia de recursos gastos com a aquisição de exemplares impressos.

Com o sistema eletrônico, 33 kits de legislação impressos deram lugar a apenas apenas dois kits, acessíveis no caso de eventual indisponibilidade do sistema. A iniciativa está alinhada à política de sustentabilidade e economicidade adotadas pelo Tribunal de Justiça do Estado carioca. Além da redução de gastos, a medida também contribui para preservação do meio ambiente.

Sustentabilidade – Outra ação no sentido da sustentabilidade e da economicidade é a utilização do Guia Verde do TJRJ. O documento consiste em um guia de material para compras com especificações que evidenciem requisitos de sustentabilidade, em conformidade com as normas publicadas pelos órgãos reguladores competentes e de acordo com a legislação respectivamente aplicável.

Desenvolvido a partir de um estudo da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (Cosus), o guia está disponível para todas as unidades organizacionais que atuam nos processos de aquisição de materiais no âmbito da administração por meio do Sistema de Controle de Materiais (Sismat) e será ampliado periodicamente.

Fonte: TJRJ