Serviço de telefonia desponta em lista de reclamações nos Procons

Conforme levantamento realizado pelo Boletim Sindec 2014, os Procons de todo o País receberam 2.490.769 reclamações no último ano, ou seja, uma média de 206 mil reclamações registradas por mês. Foi verificado um pequeno aumento em relação ao ano de 2013, quando registrados 2.481.958 atendimentos.

Foram consultados os Procons de 26 Estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. Levando-se em consideração que diversos desses Procons possuem mais de uma unidade, o sistema engloba 641 unidades no total, espalhadas por 440 cidades.

Os departamentos de telefonia, tanto fixa quanto móvel, foram os temas mais debatidos, 9,8% e 9,5%, respectivamente, seguidos pelos bancos (7%) e cartões de crédito (6,5%).

A maioria das queixas referiam-se à cobrança, (35,6%). Problemas na oferta (17,7%) e vício ou má qualidade de produto ou serviço (15,6%) vinham logo em seguida na lista de reclamações.

Já no site consumidor.gov.br, foram constatados 50 mil atendimentos em 2014, e atualmente conta com 52 mil usuários cadastrados e 228 empresas credenciadas.

O consumidor.gov.br é um serviço público alternativo para solução de conflitos das relações de consumo, disponível na internet e monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, cuja procura vem aumentando expressivamente diante da comodidade oferecida aos consumidores.