Principais etapas na aquisição de uma empresa.

A iniciativa de uma companhia considerar o crescimento através de aquisições de outras empresas está cada vez mais próxima do cotidiano do empresariado brasileiro. Os principais motivos para isso são: a necessidade de buscar alternativas de crescimento e a possibilidade de consolidação de mercados ou regiões. Em ambientes de mercado com crescente competitividade, estar atento a estas duas variáveis é vital para a prosperidade das empresas.

Entretanto muitas empresas não conseguem destinar tempo ou mesmo delegar a seus executivos a tarefa de identificar estas oportunidades. Daí surge a importância de se considerar a assessoria de empresas com expertise em fusões e aquisições. Este é um caminho escolhido, inclusive, por muitas empresas que possuem executivos focados em expansão e no desenvolvimento do negócio, pois valorizam as metodologias empregadas pelas empresas de M&A (merger and acquisition) sigla em inglês para fusões e aquisições.

O processo completo de compra de uma empresa se constitui de diversas etapas, dentre as quais podem ser destacadas:

• Estruturação – preparação e estratégia da compra, elencando os aspectos mais relevantes, incluindo critérios, parâmetros e expectativas da aquisição.

• Identificação de ativos alvos – mediante criteriosa identificação de empresa e, inclusive, elaborando estudos de mercado e pesquisa da cadeia envolvida no setor da economia previamente escolhido.

• Abordagem – valendo-se de técnicas de abordagem e prospecção são feitos contatos de alto nível com potenciais vendedores e, depois de identificado o real interesse, são abordadas algumas das características da oportunidade sem, ainda, ser revelada a identidade dos compradores/investidores.

• Acordo de confidencialidade – assinatura de documento que protege as empresas que estarão trocando informações e preservando, deste modo, o sigilo das tratativas.

• Relacionamento com os players – coleta de informações a respeito das atividades da empresa e análise das informações.

• Negociação – utilização de estratégia de negociação adequada decisiva para o bom andamento da transação, minimizando incertezas.

• Fechamento do negócio – etapa final caracterizada pela elaboração do contrato de compra e venda, realização de due diligence e transação financeira.

Apesar da complexidade destas transações, o respeito e a utilização de todas estas etapas auxiliam na composição dos interesses, possibilitando maior êxito na operação e satisfazendo todas as partes envolvidas.

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