Novos centros para tirar visto abrem na segunda

A emissão de vistos pelo governo dos Estados Unidos a brasileiros inaugura uma nova estrutura dedicada à solicitação do documento.
Nesta segunda-feira, começam a funcionar os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto.

Com novas unidades, que funcionarão em Brasília, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, a expectativa é dobrar a capacidade diária de atendimento. Porto Alegre, que deve abrigar um consulado até 2014, não foi beneficiado pela instalação de um centro como Belo Horizonte. A capital mineira também ainda não tem a representação diplomática, mas receberá a unidade em breve.

Em Brasília, podem ser feitas atualmente 1,2 mil entrevistas por dia. Com a nova unidade, espera-se chegar a 2,5 mil. Na capital paulista, onde está a maior demanda, haverá duas unidades, para que o pedido de solicitação de visto não ultrapasse 30 dias.

No novo local, os solicitantes vão entregar os documentos e ter as digitais coletadas pelo sistema de informaçãpo viométrica. Brasileiros com visto norte-americano vencido há menos de 48 meses, menores de 15 anos e maiores de 66 anos estão isentos da entrevista.

Segundo o vice-cônsul da Embaixada dos EUA, James Dowd, os novos postos de atendimento objetivam atender ao aumento da demanda nos pedidos brasileiros.