Medidas anunciadas pelo Governo Federal beneficiam segmentos industriais no RS

O governo federal anunciou, na manhã desta terça-feira, mais uma série de medidas que visam fomentar a indústria nacional.

Dente elas destaca-se a desoneração fiscal para alguns setores estratégicos, com pólos importantes distribuídos no Rio Grande do Sul, tais como têxtil, confecções, couro e calçados, móveis, plásticos, materiais elétricos, autopeças, ônibus, naval, bens de capital (máquinas e equipamentos), mecânica, hotéis, tecnologia da informação, call enter e “design house.

O plano irá desonerar a folha de pagamento das empresas, zerando a contribuição social incidente sobre a folha de salários. Em contrapartida as alíquotas do PIS e da COFINS sofrerão majoração nas importações.

Importantes segmentos que vinham perdendo competitividade e diminuindo seus quadros de funcionários – como a indústria de calçados, por exemplo – podem ganhar fôlego e recuperar economicamente as regiões onde estão estabelecidos, fazendo a economia crescer como um todo.

As medidas anunciadas ainda dependem de publicação oficial, mas as diretrizes estabelecidas já são motivos de comemoração de toda a cadeia econômica afetada.