Lojas Americanas processará banco que pediu falência da rede

Depois de esclarecer que está em dia com as contas, a Lojas Americanas afirmou que vai processar o Athenabanco Fomento Mercantil para reparar danos à sua imagem. Na última semana, o banco entrou com pedido de falência da rede de lojas na 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

«Vamos buscar na Justiça reparação compatível com o prejuízo causado à imagem da companhia», disse em nota Carlos Padilha, diretor da Lojas Americanas. A empresa explicou que todos os títulos citados no processo já haviam sido quitados junto ao fornecedor.

«Tais títulos foram cedidos pelo fornecedor da Lojas Americanas à factoring como garantia financeira contratada entre as duas partes, factoring e fornecedor, o que torna ilegítimo o processo movido contra a companhia», afirmou a empresa.

Além disso, a Lojas Americanas depositou R$ 185.176,71 em juízo – valor cobrado pela Athenabanco para justificar o requerimento de falência. O Athena é uma entidade de factoring (fomento mercantil) – que presta serviços variados para dinamizar as atividades entre empresas e clientes. Em contato com o Terra, o Athenabanco afirmou que não vai se pronunciar sobre o caso.