10 abr Inmetro e governo lançam aplicativo para consumidor avaliar supermercados
Até o fim do primeiro semestre deste ano, o consumidor que for usuário de smartphones terá à sua disposição um aplicativo para avaliar a qualidade do serviço prestado pelos supermercados em todo o País. O setor foi escolhido como “piloto” de um projeto que deverá incluir, no futuro, os outros comércios e prestadores de serviços brasileiros.
O app – forma como são abreviados os aplicativos digitais – foi desenvolvido pelo Inmetro e pela Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, integrando o Programa de Excelência em Serviços, resumidamente chamado de “Servir”. O objetivo é proporcionar compras mais confortáveis para os consumidores e identificar os estabelecimentos com as melhores práticas de atendimento. Em um prazo ainda não determinado, os supermercados mais bem avaliados ganharão um selo de qualidade.
Para avaliar os supermercados, os consumidores interessados terão de se inscrever e passar por uma capacitação online de cerca de uma hora e meia, que será promovida pelo Inmetro. Assim, espera-se que os avaliadores façam análises coerentes sobre os estabelecimentos.
Uma vez inscrito, o cliente poderá baixar o app e dar notas que vão de A, maior valor, a E, menor valor, a cinco quesitos específicos: acessibilidade (questões arquitetônicas e estruturais ligadas ao conforto do consumidor e adaptação a portadores de necessidades especiais, entre outros), atendimento (cordialidade, atenção, prestação de informações), rapidez (como o estabelecimento lida com redução de filas, por exemplo), instalações (se a disposição e informações facilitam a busca de mercadorias) e variedade (quantidade e marcas suficientes de produtos).
Os supermercados receberão relatórios do Inmetro com os resultados da avaliação feita pelos consumidores, segundo Oscar Acselrad, presidente em exercício do Inmetro, para que possam aprimorar o atendimento. Os estabelecimentos também poderão usar eventuais resultados positivos em campanhas de marketing.
Até o dia 5 de abril, o texto da iniciativa estará disponível para consulta, sugestões e críticas no site do Inmetro.