Imobiliárias pedem introdução rápida de nova lei do arrendamento

O presidente da associação das empresas do ramo imobiliário espera que o Estado avance rapidamente com a nova lei do arrendamento, caso contrário, mais falências estão a caminho no setor.

Em declarações à TSF, Luís Lima explicou que as imobiliárias estão à espera desta legislação há mais de um ano «lei que já tinha sido aprovada pelo Governo anterior e que não teve continuação».

Como a lei ainda não está em vigor, este responsável adiantou que esta já não terá efeitos em 2012 e lembra que ainda não se sabe se esta legislação «terá aquilo que é preciso para dar confiança a quem quer investir».

Luís Lima mostrou-se ainda muita preocupação com o número de famílias que está a entrar em falência, algo que entende estar a ganhar uma «dimensão extremamente preocupante».

Este responsável recordou que uma família que deixa de pagar o seu crédito à habitação e entrega a casa fica «completamente desprotegida», não conseguindo depois uma renda que possam pagar.

«Temos de sensibilizar a banca, negociar e evitar a falência das famílias, porque a dação do imóvel não é solução e devia ser o último recurso», concluiu.