Fusões e Aquisições. Um processo em Expansão.

Com a febre de venda de diversas empresas nos últimos anos, muitas delas familiares, o mercado colocou em evidência a área de fusões e aquisições e suas duas grandes faces: o sucesso e o fracasso de uma operação de venda e compra de uma empresa.

O processo de venda de uma corporação, passa inicialmente pela decisão firme do dono, com aval de seus familiares e acionistas, de que chegou a hora de vender o negócio. A contratação de um personal advisor ou de uma empresa de M&A capacitada a levar esse processo a frente, blindando a figura do dono é fundamental.

Cabe a estes a função de elaborar um book institucional com todas as informações jurídicas, contábeis, financeiras e de mercado da referida empresa, bem como construir a melhor avaliação do negócio, com metodologia clara e coerente que possa ser defendida perante os investidores.

A preparação psicológica do dono, quanto a decisão tomada, e a avaliação do negócio são momentos cruciais para o sucesso do negócio.

Quantas empresas não sobrevivem há uma due dilligence? A análise dos números da empresa, contabilidade regular, estrutura jurídica saudável e contingências claras só trazem segurança ao processo.

Investidores, fundos de investimento e empresas consolidadoras não toleram vacilos, processos lentos ou leilões nesse mercado.

As oportunidades estão aí, desde que o processo seja transparente, sigiloso, profissional e com números que se sustentem numa avaliação.

Vender uma empresa é, portanto, resolver um dos grandes dilemas do dono de uma empresa; é uma arte, forjado dia-a-dia, desde a construção do book de venda, avaliação do negócio e busca estratégica dos investidores.