Como gerenciar um momento de Crise?

O mês de fevereiro de 2012 será marcado pelo acontecimento do maior acidente da história do Hopi Hari, o maior parque da América Latina. A morte de uma adolescente de 14 anos, em férias no Brasil, na atração La Tour Eiffel conhecida como elevador, na qual o brinquedo sobe até uma altura de 69,5m e despenca. Na marca dos 30 metros, os freios são ativados para diminuir a velocidade.

A garota caiu do brinquedo após a frenagem dos 30 metros de uma altura de 20 a 25 metros. O parque foi fechado quase três horas depois, após o esvaziamento completo da área.

A empresa se posicionou de forma rápida para a imprensa através de seu blog e o comunicado foi postado indicando nos seguintes termos:
“O Hopi Hari informa que por volta das 10h20 de hoje houve um acidente envolvendo uma visitante na atração La Tour Eiffel. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Paulo Sacramento, na cidade de Jundiaí, aonde chegou em óbito. O parque lamenta profundamente o ocorrido, está prestando toda a assistência à família da vítima e apoiando os órgãos responsáveis na investigação sobre as causas do acidente. Hopi Hari.”

No mesmo sentido, a empresa de pronunciou nas redes sócias Twitter e Facebook, nos dias 24 e 25 de fevereiro, ou seja, de forma direta e formal.

O que os levou a agir de forma rápida? Talvez devido à existência de um planejamento estratégico para os eventuais momentos em crise, vez que nenhuma empresa deste ramo deseja em seu histórico o enfrentamento de algo parecido. No entanto, em vivenciando deve estar preparada para agir rápida e precisamente.

As estratégias visando o gerenciamento de eventuais crises englobam a implementação, em caráter permanente, de um Conselho de Gestão de Crise a ser formado por pessoas estratégicas dentro da empresa, atrelado a uma assessoria jurídica o que minimiza os seus diferentes impactos mantendo a harmonia entre as partes envolvidas.

O preparo e o sucesso de empresas sólidas, nestas situações, encontram-se e na maneira de como se organizam, até mesmo nos momentos de maior dificuldade.