Bolsas da Ásia e do Pacífico recuam com petróleo, mas chinesas fecham mistas

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta quarta-feira (3), influenciadas pela volatilidade do petróleo e por temores de que crescimento da economia mundial esteja se desacelerando. Nos mercados chineses, porém, o encerramento foi misto, com o avanço de ações de empresas imobiliárias e sinais de melhora no setor de serviços.

O petróleo voltou a registrar forte desvalorização ontem, com perdas de 4,4% na ICE e de 5,5% na Nymex, levando os mercados acionários em Nova York a amargar quedas significativas nos negócios de terça-feira e gerando aversão a risco na região asiática.

Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 2,34% hoje, a 18.991,59 pontos, enquanto em Sydney, onde fica a principal bolsa da Oceania, o índice australiano S&P/ASX 200 recuou 2,3%, a 4.876,80 pontos, marcando sua maior baixa desde o fim de setembro do ano passado. Como resultado, o mercado da Austrália acumula perdas de quase 8% neste começo de ano.

As ações de petrolíferas listadas em Hong Kong foram destaque de baixa, caso da CNOOC (-4,37%) e da Petrochina (-4,38%).

Em Sydney, a cesta de ações de energia teve queda de 3,9%. Individualmente, a Santos caiu 5,1%, a Origin Energy recuou 5,2% e a Woodside Petroleum cedeu 5%.

Na China, por outro lado, as bolsas fecharam sem direção única. O Xangai Composto, principal índice acionário chinês, caiu 0,4%, a 2.739,25 pontos, mas reduziu perdas no final do pregão, com a ajuda de empresas do setor imobiliário, cujas ações subiram 1,6% coletivamente. Ontem, Pequim anunciou uma nova redução na entrada para a compra do primeiro imóvel.

Além disso, o índice de gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços chinês avançou para 52,4 em janeiro, de 50,2 em dezembro, atingindo o maior patamar desde julho do ano passado, segundo pesquisa da Caixin Media e da Markit Economics. O dado indica que o setor se expandiu com mais força no mês passado.

Em Shenzhen, onde fica um mercado chinês de menor abrangência, o índice local reverteu perdas que chegaram a 1,11% durante a sessão e terminou o dia em alta de 0,5%, a 1.737,20 pontos.

Em mercados menores da Ásia, o índice sul-coreano Kospi recuou 0,84% em Seul, a 1.890,67 pontos, enquanto em Taiwan, o Taiex apresentou queda de 0,8%, a 8.063,00 pontos – em seu último pregão antes do feriado do ano-novo chinês, que será ao longo da próxima semana -, e em Manila, o filipino PSEi teve baixa robusta, de 1,8%, a 6.521,48 pontos.