América Móveis busca a recuperação judicial

A América Móveis e Eletrodomésticos LTDA, que tem sede em Concórdia, entrou com um processo de recuperação judicial. Nos últimos anos a empresa acumulou dívidas com bancos e fornecedores e agora está buscando uma solução para saldar as pendências e, ao mesmo tempo manter os funcionários. Das 40 unidades, espalhadas por diversos municípios da região, oito foram fechadas. No processo, a América Móveis estabelece prazos para quitar as dívidas. Acredita-se que esse seja o primeiro processo de recuperação judicial que tramita no fórum da comarca de Concórdia.

A ideia segundo a assessoria jurídica da empresa é buscar uma forma de quitar as dívidas, mesmo que a médio e longo prazo e manter as atividades. O Plano de Recuperação Judicial tem por objetivo reestruturar a loja para que supere sua momentânea dificuldade econômico-financeira, dando continuidade aos negócios e fixando-se definitivamente como empresa no segmento de móveis e eletrodomésticos.

As medidas identificadas no Plano estão incorporadas a um planejamento estratégico da Empresa para os próximos anos. O processo tramita desde o dia 23 de janeiro no fórum local.

Entre as medidas já adotadas pela América Móveis estão: fechamento de oito lojas deficitárias; revisão de gastos e reestruturação da área administrativa; retomada da credibilidade com credores; recuperação de créditos vencidos; busca de melhores fontes de financiamento; gestão do passivo tributário; reformulação de Mix de Produtos; busca de parcerias comerciais e reativação das vendas e serviços.

Pela proposta, o pagamento aos credores será efetuado de acordo com o seguinte cronograma: carência de até 2 anos para o início dos pagamentos; após a carência, pagamentos de 6 até 140 parcelas mensais; descontos de 50% e 60% sobre o valor do débito e atualização monetária do saldo devedor no percentual de 6% ao ano.