ActionCoach Brasil ensina como fugir da falência

No Brasil, só no mês de fevereiro, foram apresentados 152 pedidos de falência, 79 de micro e pequenas empresas, 46 de médias e 27 de grandes corporações, segundo indicador elaborado pela Serasa Experian. Segundo a Action Coach, empresa especializada em coaching com atuação mundial, os principais motivos para a falência das empresas estão relacionados à centralização de tarefas: “os empresários acreditam que delegando perdem o controle, esquecem que delegar significa transmitir conhecimentos a outra pessoa para que ela possa fazer os controles necessários”, explica José Luis López, master franqueado para o Brasil da Action Coach.

Ele explica que as pequenas e micros empresas, de todos os setores, sempre têm os mesmos problemas. “Realizar uma gestão eficiente é o maior dilema. Isso acontece porque os empresários têm perfis técnicos, não participam de treinamentos, cursos de capacitação, seminários, e por isso carecem de conhecimentos e estratégias relacionados a marketing, vendas e finanças”. Além disso, muitos empresários tem falta de tempo para resolver problemas distintos e não conseguem enxergar o que realmente precisa ser modificado.

Falta de lucro ou diminuição de vendas são indícios de que algo não vai bem. É preciso procurar as verdadeiras causas e criar um caminho das pedras que ajude a reverter a situação. Veja o que diz a Action Coach:

Os principais problemas:
Falta de olhar crítico
Falta de tempo para analisar o verdadeiro problema
Contratação de pessoas que resolvem o imediato mas que largam o andamento posterior na mão do gestor, que não tem conhecimento para levar o processo adiante

As dicas:
Chame alguém que consiga diagnosticar sua empresa, mas que não faça as mudanças por você, apenas mostre o caminho certo a seguir. Assim você aprender para não repetir erros. E contrata uma consultoria apenas uma vez.
Foque nas tarefas, não no tempo gasto com elas. Coisas simples podem gerar grandes transformações, enquanto tarefas morosas podem ser tocadas paralelamente e gerar embasamento para o futuro.
Contrate bons profissionais, delegue e exija o cumprimento de metas. Nas empresas não funciona a máxima: o olho do dono é que engorda o gado.
O que não se pode medir não se pode controlar: aprenda a praticar o sistema de “testar e medir” na sua empresa.

Criada por Brad Sugars em 1993, a Action Coach nasceu para salvar empresas da falência e para ensinar empresários a trabalhar para seus negócios e ter mais tempo livre. O método da empresa é simples: com um diagnóstico bem feito é possível traçar um plano de trabalho cujo personagem central é o próprio dono do negócio, que fará as mudanças atuando, delegando tarefas e cobrando metas. A Action Coach acredita tanto no método que aplica que pede apenas 17 semanas: se os resultados prometidos não forem atingidos, o trabalho sai de graça para o cliente.

“Temos cases incríveis, como o de uma empresa de aluguel de guindastes, que trocou a venda da empresa com uma dívida de R$600 mil pela contratação de um coach – a dívida foi paga em 8 meses e a empresa, cotada em R$300 mil, foi vendida a R$1,3 milhão”, relembra José Luis.