Inspeções de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul

O Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) emitiu ofício com novas orientações para mitigar o risco de exposição dos servidores que atendem grande número de pessoas por dia. A decisão considera o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, conforme o decreto estadual 55.128/2020, para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo Covid-19. As Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDA) trabalharão de forma a restringir o contato pessoal, com escalonamento de um servidor por dia e os demais de forma remota (teletrabalho), recebendo as demandas dos produtores como comprovação de vacinação, declaração de rebanho, emissão de GTA, entre outras, por e-mail e WhatsApp Business, cadastrando o número fixo da IDA nesse aplicativo.

O produtor rural que necessitar de atendimento da IDA deverá enviar a sua solicitação via e-mail ou WhatsApp da seguinte forma:

Comprovação de vacinação: enviar foto ou arquivo digitalizado do documento fiscal de compra da vacina.

Declaração de rebanho: enviar foto ou arquivo digitalizado da sua declaração de rebanho.

Emissão de GTA: enviar foto ou arquivo digitalizado do documento fiscal. A Inspetoria deverá enviar também por WhatsApp o arquivo em PDF da GTA emitida para o produtor.

Outros serviços deverão seguir a mesma forma de solicitação e envio. Durante esse período, será aceito que o produtor utilize o formato digital da GTA em PDF no celular para acompanhar o trânsito dos semoventes. Da mesma forma, deverá ser aceito em estabelecimentos de abate sob Inspeção Estadual.
 

Equipe Scalzilli Althaus