Dólar avança ante maioria das outras moedas, à espera de dado de emprego dos EUA

O dólar opera em alta ante a maioria das outras moedas nesta manhã, em meio à expectativa para o relatório de emprego dos EUA, que será divulgado às 11h30 (de Brasília).

Economistas consultados pelo Dow Jones Newswires estimam que os EUA criaram 200 mil postos de trabalho em novembro e que a taxa de desemprego do país ficou inalterada em relação a outubro, em 5%.

Segundo analistas do Lloyds, apenas um número muito abaixo do esperado, possivelmente inferior a 100 mil vagas, pode levar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a adiar planos de começar a elevar juros na reunião marcada para os próximos dias 15 e 16. Os futuros dos Fed funds sugerem probabilidade de 79,1% de o BC dos EUA aumentar juros neste mês, segundo o CME Group.

Às 8h12 (de Brasília), o dólar avançava a 122,78 ienes, enquanto o euro se enfraquecia a US$ 1,0884 e a libra recuava a US$ 1,5126. O dólar também ganhava terreno ante divisas ligadas a commodities, como o dólar da Austrália e o rand sul-africano, e frente a moedas emergentes, como a lira turca, o rublo russo e a rupia indiana.