Demanda de empresas por crédito tem leve alta em dezembro

A demanda de empresas do Brasil por crédito subiu 0,3 por cento em dezembro sobre o mesmo período do ano passado, mas recuou 13,2 por cento no comparativo mensal, informou a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian.

Como resultado de dezembro, a demanda das empresas brasileiras por crédito subiu 5 por cento em 2014, o melhor resultado nos últimos quatro anos, após estabilidade em 2013 e queda de 5,2 por cento em 2012, disse a Serasa.

Economistas da empresa afirmaram em comunicado à imprensa que o resultado anual foi sustentado por «crescente formalização dos negócios … (que) impulsionou a demanda por crédito das empresas em 2014, mais que compensando os efeitos adversos conjunturais que se fizeram presentes ao longo de todo o ano passado», em referência aos juros altos e estagnação da economia.

O setor de serviços foi o maior responsável pelo crescimento da demanda das empresas por crédito no país no ano passado, com alta de 7 por cento, enquanto a indústria teve avanço de 3 por cento na demanda e o comércio teve crescimento de 3,7 por cento.